As escolas têm plena consciência da importância do uso da informática e da internet em todas as áreas da vida moderna. Sou professora de inglês e comecei a observar o quanto assuntos relacionados à tecnologia e à informática despertavam interesse em meus alunos. Se um texto fala sobre o assunto, nossa, terei alunos interessados em participar, dar sugestões e opiniões acaloradas por várias aulas!
Percebi que eu não era a única professora que estava observando o quanto a informática envolve nossos alunos. Alguns professores da escola em que trabalho desenvolvem trabalhos muito interessantes em nosso laboratório de informática. Achei então que seria interessante analisar um pouco da relação da minha escola com a informática já que desta forma, é possível também entender um pouco do panorama atual do uso da Informática na Educação em meu município. Conversando com colegas do meu curso, percebi que alguns deles também se propuseram a analisar o perfil de alguma escola municipal ou estadual e acredito que a leitura de nossos trabalhos dará uma boa noção para os profissionais da educação, alunos, familiares de alunos e curiosos pelo assunto do quanto positiva tem sido a relação da informática e da educação para a vida de nossos estudantes. Acredito que este estudo possa servir de base para outros professores que estejam interessados em desenvolver trabalhos semelhantes em suas escolas como inspiração ou como ponto de referência para se observar o que pode ser modificado ou copiado para que obtenham resultados ainda melhores.
Na Escola Estadual Maria Pereira das Neves em Charitas, Niterói-RJ, há professores que criam atividades especialmente para serem desenvolvidas no laboratório de informática. Ao entrevistar algumas destas professoras, podemos entender melhor do que estou falando: Com que frequência você leva seus alunos ao laboratório de informática? Qual o seu objetivo ao levá-los lá? – perguntei. “Pelo menos uma vez por semana. O objetivo é que eles aprendam a pesquisar e estudar por conta própria. O computador dá certa autonomia ao aluno. Os alunos se interessam mais por atividades que envolvam informática/internet porque além de as aulas ficarem mais ricas, mais interessantes, o aluno também fica mais interessado gosta bastante!” - diz a professora de português do ensino médio Cristiana Daflon. Os alunos confirmam as afirmações da professora já que ao responderem o questionário sobre informática apenas 6 alunos em um total de 5 turmas disse não gostar de informática (praticamente uma média de um aluno por turma!) e quando respondem quanto a ficarem mais interessados em participar de aulas que envolvam computação/internet 85% responderam afirmativamente. A professora de matemática, Cristiana Junqueira desenvolveu um blog da escola, http://bloggmariapereira.blogspot.com/, no qual os alunos podem ler sobre várias áreas de seu interesse, fazer pesquisas e download de matérias e provas. É mais uma forma de colocar os alunos em contato com esta ferramenta tão útil que pode ser a internet! Segundo alunos e professoras a escola precisa de um laboratório de informática mais apropriado e de mais computadores. Esta é a maior reclamação por parte dos alunos, mas pelo que se pode notar, “SIM, a informática participa do cotidiano escolar das escolas estaduais de Niterói”!
O governo presenteou no ano passado os alunos que obtiveram os melhores resultados em sua prova de avaliação do ensino das escolas. Felipe Mizael, um dos alunos dão C.E. Maria Pereira das Neves, foi um dos alunos que ganhou um laptop conectado a internet no ano passado. Ele disse que antes do laptop, não tinha computador pessoal mas que hoje em dia, navega na internet pelo menos 7 vezes por semana para estudar, fazer trabalhos e pesquisas, ouvir música e bater papo. Certamente este tem sido um elemento de enriquecimento cultual em sua vida. Parece indiscutível o fato de que mesmo ainda faltando equipamento e pessoal especializado, pode se alcançar um bom trabalho se há quem acredite e lute por isso!

Olá querida Verônica!
ResponderExcluirAdorei sua notícia. Foi um alento para mim.
Espero que brevemente o setor encarregado das obras do estado se lembre de minha escola, que também faz parte da Metropolitana VIII, para que possamos também, fazer um trabalho tão bacana quanto o de sua escola.
Parabéns, Eliane Lopes.
Oi Verônica. A informática é realmente essencial em nossos dias. O que seria de nós sem a internet e a plataforma cederj? Gostei do seu exmeplo de dedicação. Beijos! Débora
ResponderExcluirOlá Verônica!
ResponderExcluirSua notícia tem uma pertinência muito grande, pois demonstra a pessoas como eu, descrente em diversas iniciativas governamentais, que algo está sendo feito, como sua notícia relativa a área da informática, no município de Niterói.
Bjs
Ronald
Oi Vê,
ResponderExcluirlegal poder acompanhar a evolução tecnológica e aprender um pouquinho da realidade em nossos arredores.
Só me espantei pelo tamanho do seu blog, esperava algo mto maioooooooooooooooooooor.
Mto bom seu blog!!!
Camila Bremide
Verônica,
ResponderExcluirfiquei feliz em saber que a esola a qual você trabalha possui um laboratório de informática e que os professores são super engajados em sua utilização! É uma pena que nem todas as escolas de Niterói possuem esta realidade!
Beijos,
Laisa Macahdo
Verônica,
ResponderExcluirGostei muito da sua reportagem!É bom saber que existe e funciona alguns incentivos governamentais voltados para informática nas escolas!
Beijos,
Joelma Souza
Olá Verônoca,
ResponderExcluirprimeiro quero te congratular pelo trabalho que realiza nessa escola que é, sem dúvida, diferenciada, digo isso, e creio que se considere uma pessoa de muita sorte, pois esta tendo a oportunidade de desenvolver um trabalho com o apoio de ferramentas especiais e atuais como o computado e a informática, o que não é uma realidade na grande maioria das escolas do nosso país, o que é uma pena, pois todos deveriam ter acesso às mesmas oportunidades, principalmente no que tange à educação.
Mais uma vez parabéns, inclusive pelo blog,
Flavia Tiziano.
Verônica achei muito interessante o seu blog,é muito bom saber que em algumas escolas de niterói já temos instalados laboratórios de informática.
ResponderExcluirE que as aulas tem sido muito enriquecedoras para esses alunos.
bjos Ana
Olá , Verônica, concordo com Eliane.`´E muito bom vermos onde a coisa dá certo .
ResponderExcluirNossas crianças têm talento e interesses em diversas coisas, podemos aproveitá-las e utilizá-las na informática.
Seu trabalho foi excelente.
Beijos
Karla Ribeiro
Oi Vê!!!
ResponderExcluirRealmente sua matéria enriqueceu nosso conhecimento sobre a rede municipal de educação de Niterói, nos mostrando como a Informática vem atuando...As fotos exemplificaram essa realidade, Parabéns!!!